domingo, 9 de maio de 2010

Teste da orelhinha – Exame para diagnóstico de surdez em bebês



O que é o teste da orelhinha?

É um método eficaz e moderno para diagnosticar problemas de surdez em recém-nascidos.
A audição inicia-se a partir do quinto mês de gestação e desenvolve-se rapidamente durante os primeiros meses de vida.
Qualquer problema auditivo deve ser detectado ao nascimento, proporcionando um bom tratamento, não prejudicando o desenvolvimento da criança.



Como é feito o teste?
Um aparelho de última geração ajuda na realização do exame, a criança em sono natural, de preferência no segundo ou terceiro dia de vida, um plug é colocado no ouvido do bebê, e é feita a medição. O exame dura por volta de cinco a dez minutos, não incomoda a criança, não tem contra-indicação, não causa dor e o bebê nem vai acordar.



Porque realizar o teste?
A criança aprende a falar ouvindo. Bebês que nascem com problemas de audição de um ou dois ouvidos, necessitam receber ajuda nos primeiros seis meses de vida. Todo recém-nascido pode apresentar problemas de audição ou adquiri-los nos primeiros anos de vida. Pode ocorrer mesmo sem casos de surdez na família ou outros fatores de risco.
Bebês com perda auditiva diagnosticada logo depois que nasce, e realizando o tratamento até os seis meses de idade apresentam desenvolvimento muito parecido com o de uma criança que não apresenta este problema.
O diagnóstico após os seis meses de idade trás prejuízos ao desenvolvimento do bebê e na relação com o meio à sua volta.



Proteja seu filho, se o exame ainda não foi realizado ao nascimento não espere, faça o mais rápido possível, o SUS na maioria das cidades propícia o acesso ao exame.





Para saber mais:



http://www.testedaorelhinha.com.br/index.html

24 comentários:

  1. Eu brigo com os colaboradores da empresa em que trabalho para não deixar de usar os protetores de ouvido pois a surdez causada por exposição ao ruído também é muito grande em nosso país. A perda ocorre gradativamente e quando percebe já perdeu mais de 50% da audição. É isso aí! Joelma

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Nunca tinha ouvido falar que existia esse exame de surdez para recém-nascidos. Muito bom! Pois pode diagnosticar desde cedo o problema, para solucioná-lo.

    ResponderExcluir
  3. Já li sobre o teste de orelhinha e achei o máximo, ainda bem a técnologia tem avançado no setor da saúde também, assim podemos cuidar melhor das nossas crianças e diagnosticar a tempo a surdez para que ela não se torne em um caso inreversível.

    ResponderExcluir
  4. Eu não sabia que existia o exame do ouvido para os bebes, mas isso é muito interessante porque pode fazer um diagnostico do bebe antes dele crescer e passar ter dificuldades na escola, esse exame ajuda os pais e a criança á ter uma vida melhor.

    ResponderExcluir
  5. Eu não tinha conhecimento desse teste, com a explicação vi o quanto é importante fazer o quanto antes o diagnostico. Vou passar esse conhecimento adquirido para outras pessoas

    ResponderExcluir
  6. Olá!!!

    Faz uns três anos que ouvi falar desse teste, quando meu filho nasceu eu perguntei se o hospital fazia, mas me disseram que não.

    Depois de dois dias, quando foram realizar o exame do pezinho, fizeram o da orelhinha também.

    Fiquei bastante aliviada em saber que meu bebê não tinha nenhum problema e principalmente por saber que todos os bebês já podem fazê-lo!!!

    Tati

    ResponderExcluir
  7. Eu assim como muitos também não conhecia o teste da orelhinha...achei o máximo!!! e é super importante diagnosticar o quanto antes para um tratamento eficaz.
    Acho importante também a divulgação do teste da orelhinha, afinal muitas mães desconhecem... eu já sai falando p/todo mundo...rsrs

    ResponderExcluir
  8. Eu também não tinha conhecimento deste exame, achei muito importante pois podemos verificar logo apos o nascimento o problema.
    Vou orientar a minha irmã, que daqui a dois meses vai ter Bebê.

    ResponderExcluir
  9. eu tambem nem sabia que existia esse teste, só fui saber quando o meu sobrinho pedro nasceu!!!!!!!!!!! todos os babys devem fazer é muito importante!!!!!!!!!!!!!!!!
    bjs
    marlene

    ResponderExcluir
  10. uauuu, não imaginava que existia esse teste da orelhinha, e acho muito importante que todos os bebes façam o teste independente de seu histórico hereditario, afinal as causas da surdez são bem variadas.

    ResponderExcluir
  11. O exame da orelhinha é mais uma vitória para nós que agora devemos divulgá-lo para que esta informação cheguem a todas as futuras mães.

    Gustavo Berger Moura 4º semestre Bac. e licenciatura em química

    ResponderExcluir
  12. A divulgação desse teste e o diagnóstico precoce é um importante acontecimento.

    Mauro Rube 4º BQA 2ºSemestre em Licenciatua Química.

    ResponderExcluir
  13. Com a chegada do teste da orelhinha, será possível diagnosticar uma criança que nasce com problemas auditivos desde pequeno, podendo dessa maneira já iniciar o tratamento.
    Isso tem uma grande importância e deve ser divulgado.

    Cinthia Coracini 4º BQA 2ºSemestre em Licenciatua Química.

    ResponderExcluir
  14. Saber que a tecnologia, a cada dia, vem a favor de problemas como esse é muito empolgante. O teste da orelhinha mostra-se importantíssimo para os bebês recém-nascidos, mas para que ele seja feito é preciso que nós o divulguemos cada dia mais para que torne-se conhecido. Eu mesmo não sabia da sua existência como ninguém da minha família. Parabenizo sua iniciativa, com certeza ja criou muitas árvores e que frutos serão colhidos em quantidade brevemente.

    Luiz Fernando - 4ºBQA Bac. e Licenciatura em Química

    ResponderExcluir
  15. Bem achei muito importante esse teste da orelhinha. Eu não sabia da existencia, mas agora vou passar adiante

    ResponderExcluir
  16. Muitas pessoa não sabem ainda.
    Sandra Barros 2BQ Bac e Licenciatura em Quimica.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Não imaginava que poderia existir o teste da orelinha, achei muito interessante. Devemos divulgar já que pode ajudar muitos recém nascidos.

    Gisele Evangelista da Silva - 4º LQ

    ResponderExcluir
  19. É muito importante saber que existe e ser bem divulgado esse exame, pois ajuda na qualidade de vida que a criança terá.
    muito se fala do exame do pezinho, mas esse da orelinha eu não sabia que tinha.

    Tatiane Ap. Silva 4 LQA

    ResponderExcluir
  20. Esse é um excelente artigo, visto que nos mostra e informa sobre o exame da orelhinha que poucos conhecem, porém de excelente ajuda no desenvolvimento do recém nascido, já que com esse exame, que possui equipamentos de última geração, pode-se detectar se o bebê tem problemas auditivos, podendo assim realizar um tratamento o mais cedo possível evitando assim sequelas futuras. Vale acrescentar que também há o teste do olhinho, que também possui equipamentos de última geração e é feito em recém nascidos detectando o mais cedo possível doenças oculares incluindo cegueira. Esse artigo certamente já conseguiu levar essa informação tão importante e essencial para muitas pessoas e farei o possível para continuar repassando essa informação tão valiosa às futuras mães.

    Marcela Patrícia Rodrigues dos Reis 2ºSemestre Bacharelado e Licenciatura em Química

    ResponderExcluir
  21. Eu não sabia que tinha este teste, achei muito interessante porque quanto mais cedo diagnosticado o problema melhor o tratamento e não prejudica o desenvolvimento da criança.
    Irenice Moreira dos Santos, 2ºsemestre Bacharelado e licenciatura em quimica

    ResponderExcluir
  22. Achei muito importante esse artigo. Pois, eu não sabia que existia esse teste, sabia apenas do exame do pezinho... mas para que ele seja feito é preciso que nós o divulguemos cada dia mais, para que torne-se conhecido.

    Ana Cristina - Curso: Artes - 4° semestre

    ResponderExcluir
  23. "Quando eu aceito a língua de outra pessoa eu aceitei a pessoa... Quando eu rejeito a língua, eu rejeitei a pessoa porque a língua é parte de nós mesmos...
    Quando eu aceito a Língua de Sinais, eu aceito o Surdo, e é importante ter sempre em mente que o Surdo tem o direito de ser Surdo."

    Regiane Alves Pinto
    curso: História e Geografia
    6° semestre

    ResponderExcluir
  24. Este artigo mostra que a tecnologia, a cada dia, vem a favor de problemas como esse, o teste da orelhinha, para que deste cedo mostra os problemas auditivos deste pequeno, mas é preciso que nós o divulguemos cada dia mais para que torne-se conhecimento de todos.

    Fátima Cristina Cipriano
    História / Geografia 8º Semestre

    ResponderExcluir