Cultura Surda

Estas imagens foram pintadas por artistas surdos...    São belíssimas...








Elas refletem os sentimentos das comunidades surdas, seus caminhos e suas angústias.




Saiba mais sobre a  Cultura Surda:


História da Educação e Cultura Surda


Comunicação com pessoas surdas





11 comentários:

  1. Essas imagens pintadas por pessoas portadoras de surdez prova a ideia proposta por Santos e Nunes (2009), no artigo intitulado como "O aluno com deficiência auditiva nas aulas de Geografia". Segundo os autores, ao contrário do que muitos pensam, o surdo tem capacidade intelectual de aprendizagem, o que dificulta essa aprendizagem é o deficit de captação dos sons.Isso fica evidente ao ver esses quadros, nos quais mostram a capacidade intelectual dessas pessoas, no qual através dessas telas representam sua compreensão sobre certos aspectos da sociedade.
    Além disso, em todos os quadros podemos ver a presença das mãos, isso pode ser entendido devido os surdos ouvirem com os olhos e falarem com as mãos, ou seja, as mãos tem grande importancia para sua comunicação.



    Priscilla Alves Barreto - 8º Semestre
    HIstória/Geografia

    ResponderExcluir
  2. São obras maravilhosas,da para perceber que eles querem representar...A presença das mãos nas obras...belissimo



    Ana Paula Alves Artes 6°semestre

    ResponderExcluir
  3. São obras belissimas, de uma sensibilidade tocante...
    Maravlilhosas...

    ResponderExcluir
  4. É neste momento que a arte mostra sua generosidade, ela nos permite demonstrar o que sentimos e pensamos. Ela é suporte para a humanidade se fazer presente e se fazer ver... maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. o surdo durante muito tempo foi negligenciado no aspecto de nao ter capacidade de fazer arte, atualmente temos váriops icones na comunidade surda na aréa das artes, e com isso as pessoas portadoras de surdez mostram a sua cultura, suas emoções e sentimentos através da pintura, além disso podemos falar que todos os quadros podemos observar que há presença das mãos isso ocorre porque o surdo ele ouvirem com os olhos e falam com as mãos, e as suas mãos é comunicação deles.

    Fátima Cristina Cipriano
    História / Geografia 8º Semestre

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Após adquirir um pouco do conhecimento da linguagem de libras pude compreender mais a pintura retratada pelos pintores "D.A".

    Claudinéia de Goes
    7º semestre - H/G

    ResponderExcluir
  9. Belissimas obras, pois através destas imagens pode-se notar que os surdos mostraram seus sentimentos, suas emoções e percebe-se que nas 3 imagens se destaca as mãos.

    Viviane Cristina de Oliveira
    Geografia/História
    8° semestre

    ResponderExcluir
  10. É muito interessante ver como o artista emprega as cores, que são sempre muito fortes. A presença das mãos, talvez, seja uma forma do artista representar a cultura surda e demonstrar que a linguagem dos sinais pode ser tão bela e expressiva quanto a língua falada.

    Andréia O. de Souza
    História e Geografia
    8º Semestre

    ResponderExcluir
  11. Quem são os artistas? As obras deveriam ser referenciadas como são todas as outras.

    ResponderExcluir