sexta-feira, 30 de julho de 2010

A importância de LIBRAS, na comunicação com pessoas surdas


Fonte:http://www.google.com.br/images


Ao refletir sobre a importância das Libras na vida das pessoas surdas, pode-se perceber que a utilização da Linguagem Brasileira de Sinais é um meio de garantir a preservação da identidade surda, bem como contribui para a valorização e reconhecimento da cultura surda que, por tanto tempo, foi o alvo da hegemonia da cultura ouvinte. Relevando a surdez como uma experiência visual, popularizando a linguagem de sinais, garante-se ao surdo a possibilidade de reconhecimento e legitimação desta forma de comunicação, desprezando qualquer forma de padronização, de comportamento ou tentativa de normalização do sujeito surdo.

Cabe ressaltar também que a utilização das libras facilita a comunicação entre os surdos, que passam a se compreender como uma comunidade que tem características comuns e devem ser reconhecidas como tal. Além de propiciar a facilidade de comunicação entre os surdos, a Libras também propicia uma melhor compreensão entre surdos e ouvintes, uma vez que, já está previsto em lei a presença de intérpretes de Libras em diferentes instituições sociais, como, por exemplo, escolas e universidades. Outro aspecto positivo da Libras é a sua utilização em programas de televisão, palestras, eventos sociais diversos, etc., uma prática que vem sendo cada vez mais comum e que tem a tendência de alcançar outros âmbitos sociais, já que, a comunidade surda tem um número bastante expressivo de pessoas e que estão reivindicando seus direitos como cidadãos, praticando a verdadeira forma de inclusão social.

A compreensão dos conceitos de diversidade e diferença, além de considerar a construção da identidade surda como um movimento político, social e histórico, a utilização da Libras vem a colaborar para a alteridade surda, prevalecendo a inclusão social dos surdos tão almejada, desprezando toda e qualquer forma de discriminação e preconceito com esse grupo, que sofreu por um longo tempo com a ignorância e visão equivocada dos ouvintes que impunham um padrão errôneo e unilateral de normalidade, observando a surdez como uma deficiência que deveria ser tratada clinicamente com intuito de superar o déficit auditivo.

Além da legitimação da cultura surda, a utilização da Libras da voz a esta cultura, possibilita o entendimento de suas necessidades, anseios e expectativas podendo assim, facilitar o atendimento a essas necessidades, sendo a forma mais expressiva de exercício da cidadania. Dessa forma, pode-se concluir que a utilização da linguagem brasileira de sinais deve ser cada vez mais popularizada e incentivada, não apenas nas instituições escolares, como também na sociedade em geral, colaborando para a melhoria da qualidade de vida dos surdos, desprezando perspectivas meramente filantrópicas, mas sim como uma forma de assegurar os direitos como cidadão e o respeito às diferenças.

Fernanda Zanette
fezanette@soledade.com.br

31 comentários:

  1. É muito bom que a Libras seja difundida e reconhecida por toda a sociedade ouvinte,. Assim toda forma de preconceito em relação ao surdo vai sendo quebrado. Vamos mostrar que o surdo é ser humano como todos e devem conquistar seus direitos, independente de suas limitações.

    ResponderExcluir
  2. ...nunca se deve perder as esperanças...todos temos direito a uma qualidade de vida...é direito de todo cidadão!!!

    ResponderExcluir
  3. Com certeza a libras fez e está fazendo uma grande diferença na vida dos surdos e não só na vida deles mas na nossa também que sentimos melhor em poder se comunicar com eles que deve ser muito gratificante.

    Gustavo Berger Moura 4º semestre Bac. e licenciatura em química

    ResponderExcluir
  4. Libras é muito importante para todos na sociedade, é uma atitude de amor ao próximo.

    Mauro Rube de Morais 4ºBQA

    ResponderExcluir
  5. Com a Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) os portadores de deficiência auditiva vem mostrando que também pode contribuir para o crescimento do pais se incluindo na sociedade cada vez mais e não sendo oprimidos e excluidos como eram antigamente.

    Cinthia Coracini 4º semestre- bacharel e licenciatura em quimica

    ResponderExcluir
  6. os surdos atraves da libras estão conseguindo cada vez mais o seu espaço, diferente de antigamente que eles eram oprimidos e excluidos da sociedade
    bjs
    marlene

    ResponderExcluir
  7. Realmente a libra tem uma importancia muito maior q imaginei. Como somos leigos. Só agora entendo a importancia da comunicação através da libra, é uma maniera de acabar mesmo com a exclusão.
    Sandra Barros 2 BQ Bac. e Licenciatura em Quimica

    ResponderExcluir
  8. Vamos divulgar o curso de Libras, quem não escuta e nem fala tem o direito de se cominicar e defender seus diretos precisamos acabar com o preconceitos que ainda existem.
    Lutar também para ter o curso de pós em Libras.

    ResponderExcluir
  9. Libras é muito importante não só para a cultura surda, como para as outras pessoas também. Trata-se de inclusão social e isso imprescindível nos dias atuais.

    Gisele Evangelista da Silva - 4ºLQ

    ResponderExcluir
  10. A linguagem de sinais vêem ganhando seu espaço, fazendo com que os surdos tenham direito de exercer sua cidadania, já que pode compreender as informações que lhes são passadas. E muito bom que a Libras seja cada vez mais divulgada e mais pessoas saibam pelo menos o básico para se comunicarem.
    Tatiane 4LQA

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. A linguagem de sinais agora como uma materia obrigatoria nos cursos de Licenciatura, irá permitir uma melhor integração entre os professores e os portadores de deficiencia auditiva.Além disso fará com que a Libras seja mais rapidamente difundida entre a sociedade.
    Grazieny Mendes de Almeida - 4ºLQA

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Libras vem recentemente ganhando aos poucos seu mérito na sociedade. Devemos reconhecer que a Libras é uma grande arma na inclusão social dos portadores de surdez. Respeitar a forma de comunicação dos surdos não é só não desprezando-a mas, sim aprendê-la e difundi-la.

    Luiz Fernando Delgado do Nascimento
    4ºLQ

    ResponderExcluir
  15. A linguagem Brasileira de Sinais tem ajudado, auxiliado de forma extremamente importante, na comunicação entre os surdos e ouvintes. Essa é mais uma conquista da comunidade surda, que com muita coragem, união e força, vem conquistando cada vez mais seu espaço entre todos nós ouvintes, no entanto ainda há muito mais o que se conquistar, e devemos cada vez mais divulgar a LIBRAS para a inclusão social ocorrer de modo mais rápido e amplo, e graças à essa comunidade tão forte lutar pela sua inclusão e seus direitos a LIBRAS vem ganhando o um espaço maior na sociedade e no que depender de pessoas conscientes sobre essa questão, certamente a LIBRAS ganhará o seu espaço merecido o quanto antes.

    Marcela Patrícia Rodrigues dos Reis 2ºSemestre Bacharelado e Licenciatura em Química

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Libras além de facilitar a comunicação entre os surdos e ouvintes propicia a inclusão social, isso nos mostra o quanto ela tem que ser divulgada, e agora que estamos estudando temos que fazer nossa parte divulgando-a para que mais pessoas conheçam.
    Irenice moreira dos Santos
    2ºsemestre de bacharelado e licenciatura em Química

    ResponderExcluir
  18. Quando se trata de Inclusão, ela precisa ser plena. Portanto, dentro dessa perspectiva é imprescindível que a cultura surda tenha sua identidade e seja compreendida na sociedade. E, para isso, nada melhor do ter difundida o meio de comunicação dessa cultura, não só entre os próprios portadores de surdez, mas também entre aqueles que não são. Isso permite os surdos serem compreendidos e terem suas vontades e reivindicações atendidas.
    Acredito que falta muito para a Inclusão plena dessa parte da população, mas olhando o processo histórico, podemos perceber que houve uma mudança na concepção a respeito dos deficientes.
    Como professora, posso dizer que a inserção de LIBRAS na formação dos professores e a questão dos interpretes na sala de aula é crucial, possibilitando aqueles alunos surdos aprender os conteúdos.

    Priscilla Alves Barreto
    8º Semestre - HIstória / Geografia

    ResponderExcluir
  19. Libras é muito importante porque é uma maneira para que nós consigamos nos comunicar com os surdos.Libras deveria ser considerado uma lingua universal,pois não deve ser utilizado somente por surdos e mudos,mas também por ouvintes para que possamos nos comunicar com eles,e eles também possam se comunicar de forma que todos compreendam.
    Eu estou adorando aprender a lingua dos surdos,é fantastico a maneira de se expressar por sinais,é fantastico.


    Ana Paula Alves Artes 6°semestre.

    ResponderExcluir
  20. A Liguagem Brasileira de Sinais é muito importante, pois tem ajudado muito entre a comunicação dos deficientes auditivos com os ouvintes, propiciando a inclusão social. Nos mostrando o quanto a Linguagem de Sinais deve ser divulgada...
    Ana Cristina - curso: Artes 4°semestre

    ResponderExcluir
  21. Aprender Libras é exercer efetivamente a cidadania. É um passo que nós (ouvintes) devemos dar para contribuir efetivamente com a inclusão social dos surdos.
    Através desse aprendizado iniciamos o processo de romper com os obstáculos e preconceitos que nos impedem de conhecer, admirar e respeitar a cultura dos surdos, que é tão rica e bela quanto a dos ouvintes.

    Elaine Neves
    História/ Geografia - 7º Semestre

    ResponderExcluir
  22. Libras é uma forma que permite ao surdo de se comunicar e participar ativamente na sociedade em que vive.


    Viviane Cristina de Oliveira
    Geografia/História - 8° semestre

    ResponderExcluir
  23. Libras é o caminho da inclusão social e é feito de uma forma tão eficaz e bonita pela senhora!

    ResponderExcluir
  24. Na opinião de vcs a política de educação inclusiva, atualmente difundida no Brasil, auxilia as pessoas com deficiência auditiva ???

    ResponderExcluir
  25. Embora seja "novo" e "atraente" falar de Libras, é extremante importante para nós que somos Educadores e Professores de Libras, divulgar (ainda que muitos cometam equívocos) que LIBRAS não é linguagem. Libras É LINGUA! GESSER, 2009 já diz que mesmo com muitos anos do reconhecimento da Libras no Brasil há ainda pessoas dizendo LINGUAGEM DE SINAIS, ao invés de LÍNGUA.

    Que seja nosso conhecimento, e principalmente da LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, exposta como ela é: um IDIOMA, uma LÍNGUA!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  26. As libras são importante tanto p/o surdo quanto p/o ouvinte;É porque através da compreensão entre ambos,é possível haver um diálogo p/assim saber o que o outro indivíduo está falando ou perguntando ao outro etc.

    ResponderExcluir
  27. Não é linguagem e sim LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS!

    ResponderExcluir
  28. gostei sobre a dicertação porem houve um equivoco. não é linguagem e sim lingua.

    ResponderExcluir