sexta-feira, 2 de abril de 2010

Mr. Holland - Adorável Professor



Ficha Técnica

Título Original: Mr. Holland

Gênero: Drama

Tempo de Duração: 140 minutos

Ano de Lançamento (EUA): 1995

Estúdio: Interscope Communications / PolyGram Filmed Entertainment / Hollywood Pictures Distribuição: Buena Vista Pictures Direção: Stephen Herek Roteiro: Patrick Sheane Duncan Produção: Robert W. Cort, Ted Field e Michael Nolin Música: Michael Kamen Direção de Fotografia: Oliver Wood Desenho de Produção: David Nichols Direção de Arte: Dina Lipton Figurino: Aggie Guerard Rodgers Edição: Trudy Ship Efeitos Especiais: Pacific Titles & Optical

Sinopse
Em 1964 um músico (Richard Dreyfuss) decide começar a lecionar, para ter mais dinheiro e assim se dedicar a compôr uma sinfonia. Inicialmente ele sente grande dificuldade em fazer com que seus alunos se interessem pela música e as coisas se complicam ainda mais quando sua mulher (Glenne Headly) dá à luz a um filho, que o casal vem a descobrir mais tarde que é surdo. Para poder financiar os estudos especiais e o tratamento do filho, ele se envolve cada vez mais com a escola e seus alunos, deixando de lado seu sonho de tornar-se um grande compositor. Passados trinta anos lecionando no mesmo colégio, após todo este tempo uma grande decepção o aguarda.


COMENTE:

1) O que você achou da atitude da Mãe com relação ao filho surdo?

2) E o que dizer da atitude do pai?

3) E a atitude do médico?

4) E das Escolas?

5) O que destacar do comportamento do Coll, filho surdo, desde a infância até a juventude?

6) Aproveite esse espaço para destacar o que você mais gostou do filme.



16 comentários:

  1. O médico mostra a visão da época que não reconhecia os surdos, por isso forçava-os a falarem.
    A mãe teve uma ótima atitude ao querer se comunicar melhor com o filho através dos sinais. A escola especial era muito boa, ensinou os sinais para o filho e para os pais, eles seriam os verdadeiros professores.
    O pai poderia ser mais compreensivo e tentar ficar mais próximo do filho, pois mesmo ele não ouvindo a música ele tinha sensibilidade.
    No início quando criança enquanto não sabia os sinais se sentia incompreendido e ficava muito nervoso, depois com o tempo ficou mais fácil lidar, quando o pai não dava a devida atenção ele se revoltava, na juventude ele mostrou que pode ser bem sucedido mesmo sendo surdo.
    Foi emocionante a parte em que o pai cantou para o filho em libras e a orquestra tocou com o auxílio de luzes, foi realmente lindo!!
    Camila

    ResponderExcluir
  2. O medico utilizou o metodo adequado para a epoca.
    A melhor atitude que uma mãe deveria ter a de querer se comunicar com seu filho, e poder transmitir todo amor que ela sentia.
    O pai no inicio se mostrou indiferente ao filho, e tudo mudo quando ele descobriu que seu filho tinha a sensibilidade de ouvir com o coração.
    A reação do menino, acho que é de todos que não ouvem, ficou agressivo pois queria ser entendido, mas se tornou um jovem maravilhoso e com muita sensibilidade.
    Realmente a parte mais linda e emocionante e quando o professor e reconhecido pelo seu trabalho no colegio e canta em sinais de libras para seu filho, simplimente maravilhoso....

    ResponderExcluir
  3. 1) O que você achou da atitude da Mãe com relação ao filho surdo?

    R: A mãe agiu de forma esperada, pois acredito que a maioria das mulheres iria procurar um método para se comunicar com o seu filho sem pensar em custos ou sacrifios. Ela se dedicou de tal maneira que em pouco tempo já possuia facildade em compreender os desejos e dificuldades do filho.

    2) E o que dizer da atitude do pai?

    R: O pai era reservado a assuntos familiares não participou diretamente da educação filho, tinha dificuldade de comunicação em libras, porem acreditou na educação especial e dobrou seu trabalho para manter o filho na escola, nunca aceitou a surdez do filho, até o filho "gritar" que ele era normal e que compreendia o mundo a sua volta. Apartir dai o professor passou a se envolver mais com o filho.

    3) E a atitude do médico?
    R: O médico se mantinha preso a conhecimentos ultrapassados, não aceitava a comunicação em libras, pois não fazia parte do seu curriculum e acha um método errado de se comunicar.

    4) E das Escolas?
    R: Cada escola se comportou conforme a sua realidade a escola regular com os seus tipicos alunos e a escola para surdos com uma educação mais progressiva. Mas ambas retratadas conforme a realidade.

    5) O que destacar do comportamento do Coll, filho surdo, desde a infância até a juventude?
    R: Ele se tornou um garoto revoltado pois buscava desesperadamente que o pai o aceitasse e torna - se seu amigo, porem quando o pai finalmente demostrou seu amor ele se tornou um jovem mais calmo e um adulto exemplar.

    6) Aproveite esse espaço para destacar o que você mais gostou do filme
    R: Como foi a segunda vez que assistir o filme, o que mais me prendeu a atenção foi a história do garoto do tambor, o professor irá desistir de ensinar o garoto porem o treinador não aceitou que o menino perdesse a oportunidade de realizar o seu sonho e persistiu. Mr. Holland já estava sem esperança mas devido ao pedido do amigo se esforçou até ver o rapaz tocando o tambor corretamente. O que foi uma grande sorte pois assim ele teve certeza que o garoto realizou o seu sonho antes de ir para guerra e ele não precisou se sentir com nenhum remorso pois tinha feito a sua parte.

    ResponderExcluir
  4. 1- A mesma que eu teria. Pois por amor vale a busca, o conhecimento e a esperança.
    2- Ao primeiro julgamento, ele aparenta ser frio, mas as vezes o desconhecido nos traz medo e insegurança.
    3- Ele agiu com o racional, com que ele aprendeu na teoria. É o que ele sabia!
    4- Nem toda escola tem o preparo essencial para lidar com pessoas especiais. Cabe ao educador buscar por ele próprio o aprimoramento e se capacitar, para qdo surgir um aluno deficiente auditivo ampará-lo calorosamente.
    5- Ser entendido e compreender um mundo sem som.
    6- A melhor parte do filme para mim, foi a homenagem que ele fez ao seu filho. Um momento único, um novo elo, entre pai e filho. Uma chance para recomeçar.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. 1)O que você achou da atitude da Mãe com relação ao filho surdo?
    Foi a atitude que qualquer mãe teria, pois imagine você não poder se comunicar com o seu filho, não saber porque ele chora ou do que ele ri, deve ser a pior coisa do mundo.

    2)E o que dizer da atitude do pai?
    Ele se mostrava desinteressado, enquanto o filho era pequeno, pois o pai acreditava que o filho não entendia o mundo como uma pessoa “normal”, mas quando o filho mostrou pra ele que podia sim fazer o que os outros faziam e entender o que os outros entendiam, a opinião dele mudou e o pai começou a “acreditar” no filho.

    3)E a atitude do médico?
    Como já disseram era o que se fazia na época, o método aplicado infelizmente era esse.

    4)E das Escolas?
    As escolas fizeram o que as cabia, mas é importante destacar a escola especial em que o Coll estudou e aprendeu a língua de sinais, que apresentava toda uma estrutura preparada para auxiliar os alunos e também os pais.

    5)O que destacar do comportamento do Coll, filho surdo, desde a infância até a juventude?
    Quando ele era pequeno e não conhecia a língua de sinais ele apresentou o comportamento esperado, que é o irritamento e a agressividade, mas quando aprendeu a língua de sinais tudo ficou mais “fácil”, e ele passou a se comunicar e a expressar o que queria, embora o pai ainda não apresentasse muito interesse pela sua língua.

    6) Aproveite esse espaço para destacar o que você mais gostou do filme.
    Foi o reconhecimento e a homenagem que o professor recebeu quando foi tirado da escola, essa parte foi muito linda e emocionante.


    Beijos até sabado

    Cinthia Guilger Portes

    ResponderExcluir
  7. Já havia assistido o filme em um outro momento...A história me toca de várias maneiras pois retrata os desafios de ensinar em uma escola tradicional, o desafio de ser professor educador, de ser significativo para seus alunos, de transformar a prática pedagógica em uma atitude prazerosa. Senti um pouco da complexidade de ser educador, arte-educador e aprendiz de LIBRAS. Me emocionei por várias vezes com a mãe que soube ouvir o coração, com o pai que lentamente superou seus desafios e até mesmo preconceitos...com o filho que heroicamente lutou para ter a sua própria identidade.

    Adoooorei!!!!

    Bjks

    Simoni

    ResponderExcluir
  8. 1) Ela teve uma atitude correta em ir buscar solução para o caso de seu filho ela como mãe passando por aquela situação de não entender seu filho não poder se expressar ter um dialogo entre eles seu ato de desespero era esperado.

    2)O pai nunca aceitou a surdez do filho,era desinteressado só se dedicava ao seu trabalho deixando os assuntos familiares de lado não participou diretamente da educação do filho, tinha dificuldade de se comunicar com uma reação de seu filho de agressividade o pai começou a olhar mais para seu filho.
    Assim vendo que seu filho fazia o que os outros faziam e entendia o que os outros entendiam passando a acreditar mais em seu filho.

    3) Era o método usado na época felizmente nos dias de hoje os métodos são outros.

    4) A escola que o Coll estava era estruturada mas é bom lembrar que nem todas as escolas tem esse preparo para lidar não só com os alunos mais também com seus pais.

    5) Houve uma evolução tremenda em cada etapa de sua vida,quando criança por não ter como se comunicar com seus pais ele apresentava sinais de agressividade e revolta mais depois de colocar em pratica o uso de sinais foi evoluindo vindo até desenvolver uma fala depois de adulto.

    6) Gostei do filme do começo ao fim, a força de vontade não só de Coll mais do próprio pai que incentivou vários alunos a se dedicar com o coração na ação que estava se desenvolvendo foi emocionante.
    A superação e força de vontade da mãe de Coll foram lindas, a homenagem que os dois receberam Coll de seu pai, Mr. Holland de seus ex-alunos foi bárbaro.

    Bjus Paula =^.^=

    ResponderExcluir
  9. 1) O que você achou da atitude da Mãe com relação ao filho surdo?
    Mãe foi buscar uma maneira de se comunicar com o seu filho que estava sofrendo porque ninguém estava compreendendo o que ele queria. Uma Mãe jamais deixaria um filho sofrendo principalmente por falta de comunicação.

    2) E o que dizer da atitude do pai?
    Começo o pai não queria acreditar que o filho era surdo e que tinha que participar uma escola especial e aprender os sinais dos surdos, mas no final do filme o pai emocionou todos nós.

    3) E a atitude do médico?
    O médico não tinha conhecimento do método de Libras porque naquela época não havia divulgação sobre o assunto.

    4) E das Escolas?
    Era bem estruturada para receber os surdos e ensinar os sinais dos surdos tanto para os alunos quanto aos pais porque era uma escola especial, mas vivemos em outra realidade que nas escolas normais não há estrutura e capacitação aos professores sobre o curso de Libras.

    5) O que destacar do comportamento do Coll, filho surdo, desde a infância até a juventude?
    Que o pai não tinha paciência para compreender o propria filho, Coll teve uma infância revolta porque seu pai não sabia compreender os sinais, mas deixou uma lição de vida que a união dos pais faz muito diferença quando se tem uma criança especial.

    6) Aproveite esse espaço para destacar o que você mais gostou do filme.
    É a segunda vez que assisti o filme me emocionei muito, parte que me chamou atenção foi quando ele fez a homenagem para o filho em Libras e utilizando o auxilio das luzes, que mostrou que ele tinha compreendido o filho e que o filho também gostava de música.

    ResponderExcluir
  10. 1- a atitude da mãe em relação ao filho foi de extremo desespero em relação a não comunicação entre eles, como toda mãe que ama seu filho acima de tudo ela encontrou a solução para o seu filho se comunicar com a sua familia e a sociedade.
    2- Houve uma não aceitação em relação ao filho com a deficiencia, nem muita aproximidade do pai com o filho.Somente com o passar dos tempos é que o pai entendeu que seu filho tinha todo o conhecimento de tudo o que acontecia, apesar da sua deficiencia.
    3- Infelizmente a atitude do médico é como eles agiam naquela época, indiferente a deficiencia das pessoas.
    4-A ida do Coll para a escola foi como uma descoberta para uma nova vida, atraves da mãos para a sua comunicação.
    5-O final da historia é sempre emocionante, mas saber que uma pessoa com qualquer que seja sua deficiencia ela é capaz de superar e aprender e ser vitoriosa, como Coll reaparece no final do filme, para homenagem ao pai para mim foi a parte que eu mais gostei.

    ResponderExcluir
  11. 1)Desesperador você não enxergar o seu filho progredir em um método ensinado por um especialista da época. A mãe mesmo dando muita atenção e carinho não via resultados, e o que ela mais desejava era poder se comunicar com o seu filho, não importava quanto e nem como, ela pensava primeiro nele e depois o que este ou aquele dizia estar certo.
    2)Acredito que o pai demorou para aceitar o filho da maneira que ele era e talvez por isso tenha se afastado e ignorado as condições do menino e da própria esposa.
    3)Da minha opinião foi a pior de todas, pois por ser um especialista não deu chances para que o menino pudesse progredir de outra forma (Libras) deixando o tempo passar insistindo em algo que prejudicaria muito o desenvolvimento da criança.
    4)Achei ótimo pois além de ensinar Libras, também incentivava a comunicação oral.
    5)Na infância agressivo, pois não conseguia se comunicar, na juventude ao contrário,podendo se comunicar em libras, um
    rapaz esperto, esforçado e conhecedor de "coisas" que o seu pai nem imaginava.
    6)Eu gostei do momento em que o Pai vai até a janela e observa o filho com uma chave de fenda nas mãos tentando ouvir e arrumar o carro, acho que aquele momento é especial, pois o pai vê a dificuldade e o esforço do filho. Márcio

    ResponderExcluir
  12. 1) A atitude da mãe foi correta, pois embora não tendo condições financeiras, lutou pra conseguir se comunicar com o filho, e conseguir uma escola própria pra ele.

    2) Já atitude do pai, não foi correta, pois ele não dava tanta importância ao filho, que precisava de uma atenção redobrada, nem procurava aprender a se comunicar através da linguagem de sinais.

    3)O médico também não tinha uma visão clara do surdo, não via o surdo como um indivíduo capaz de se comunicar, um ser humano como todos. Ainda bem que a mentalidade das pessoas está mudando nos dias de hoje em relação a isso.

    4)A escola procurou adequar-se conforme a necessidade de cada aluno, uma escola para surdos, ainda bem que hj através da linguagem brasileira de sinais, vamos inserir o surdo na escola comum. Apesar de suas limitações, ele é capaz, basta nos prepararmos pra isso.

    5) Coll foi um menino, em que tentava ser compreendido, quando ele tentava se comunicar na infancia e não conseguia, ficava irritado.
    Mas depois que frequentou a escola e teve contato com outros surdos, inclusive a mãe ouvinte, que procurou ajudá-lo, começou a ser entendido, conseguindo até um emprego na juventude, como mecânico.

    6) O que mais gostei no filme, foi a parte em que o pai de Coll fez uma música em homenagem a ele em linguagem de sinais. Muito emocionante.

    ResponderExcluir
  13. já havia assistido este filme, mas agora tenho outra visão, a visão do médico era a da época!!!!! a mãe agiu certo, pq quem é mãe sabe da importancia de entender o seu filho ainda mais quando nasce com a surdez!!! o pai tinha mais dificuldade com a libras, mas fazia o possivel e o impossivel para dar uma vida melhor´para ele!!!! conforme Coll foi crescendo foi mostrando ao pai que mesmo com essa deficiencia ele pode se virar sozinho!!!!!!!!!!as escolas agiram de acordo com o esperado para idade dele!!!!!! para mim os momentos que mais gostei foi quando o filho puxou a orelha do pai, quando falou a sua aluna a tocar o por do sol, o pai se comunicando em libras em um numero e a homenagem!!!!!!
    bjs
    marlene

    ResponderExcluir
  14. Como sempre a mãe acredita na força do amor, os pais na força da sociedade e os médicos sem informações necessárias para odiagnóstico, mas infelismente o ser humano teve que passar por essas etapas para alcançarmos a evolução. Assim como os médicos as escolas tbm não sabiam oque fazer, a que regra seguir a do ouvintismo ou sinais.COLL estava certo de ter aquele comportamento ninguem conseguia entende-lo.
    O final do filme relmente foi maravilhoso.

    ResponderExcluir
  15. Já havia assistido esse filme. Infelizmente a atitude do médico é como eles agiam geralmente naquela época, indiferente a deficiência do indivíduo.
    Me emocionei muito com a mãe que soube ouvir o apelo do filho com o coração... com o pai, que lentamente foi superando seus preconceitos, a partir do momento que descobriu que seu filho tinha a sensibilidade de ouvir com o coração.
    A escola de Coll era estruturada, mas é bom lembrarmos que nem todas as escolas estão preparadas para lidar com alunos portadores de alguma deficiência e com seus pais. Cabe então a escola, em parceria com os educadores, criarem modelos pedagógicos para incluir esses alunos no cotidiano escolar. Hoje, podemos ver como a inclusão dos deficiêntes tem sido grande, os próprios colegas de turma estão aprendendo a Linguagem de Sinais " Libras ", para que possam estar se comunicando com seus colegas portadores de deficiência auditiva. Aos poucos as escolas estão engatinhando para uma nova educação inclusiva.
    O filme é lindoooo!!!

    Ana Cristina - Curso: Artes - 4° semestre

    ResponderExcluir
  16. 1) O que você achou da atitude da Mãe com relação ao filho surdo?

    R:Assim como todas as mães de verdade, sempre esteve ao lado de seu filho e sempre tentando
    o comprender e aumentar a sua comunicação com ele.

    2) E o que dizer da atitude do pai?

    R:Para o pai musico foi muito frustrante a noticia, quando ele descobre sobre a surdez do seu filho, somando a isso sendo muito envolvido em sua profissão, acaba empobrecendo o seu relacionamento com seu filho, ja que pouco se empenhava até mesmo para aprender a linguagem em libras.

    3) E a atitude do médico?
    R:O médico tinha um pensamento formado sobre isso e achou certo dar esse conselho, mas hoje a realidade é outra ainda bem.

    4) E das Escolas?
    R:As escolas convencionais nao poderiam dar um apoio pleno para ele, mas na escola especial ele pode desenvolver melhor, mas se houvesse profissionais capacitados em libras nas escolas seria muito mais agradavel a um aluno com deficiencia ele se sentiria bem mais a vontade e creio que seria muito mais facil o seu desenvolvimento.

    5) O que destacar do comportamento do Coll, filho surdo, desde a infância até a juventude?
    R:Assim como todos nós sempre desejosos de sermos entendidos ou pelo menos de ter um pouquinho de atenção o mesmo ocorria com Coll quando menino, mas com o passar dos tempos aprendeu e muito bem se comunicar e mostrou uma capacidade incrivel que surpreendeu seu pai de forma grandiosa.


    6) Aproveite esse espaço para destacar o que você mais gostou do filme.
    R:Ocorreram dois momentos muito fortes o primeiro momento em que o pai em um esforco tamanho suando com medo de errar intrepreta uma musica em homenagem ao filho em libras e o segundo quando ele rege a sinfonica e ve entre os componentes alunos dos quais ele os tinha ajudado nao só como musicos mas como pessoas para serem fortes e superarem seus limites.


    Kátia Gomes - Curso - Artes

    ResponderExcluir