sexta-feira, 2 de abril de 2010

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA SURDA


Antigüidade – Gregos e Romanos



Aristóteles: “A linguagem é que dá ao indivíduo a condição de humano” Portanto, se não falam, os surdos não são considerados humanos.






Romanos: Os surdos não tem direitos legais. Até sec. XII, não podiam se casar.




Gregos (Esparta)
“A infortunada criança era prontamente asfixiada ou tinha sua garganta cortada ou era lançada de um precipício para dentro das ondas. Era uma traição poupar uma criatura de quem a nação nada poderia esperar”. (Lane e Philip,”The deaf experience”, 1984, p. 165)




Idade Média
A igreja católica acreditava que as almas dos surdos não poderiam ser consideradas imortais , porque eles não podiam falar os sacramentos.





Idade Moderna
Bartolo Della Marca D’Ancona Escritor do séc. XIV – primeira alusão à possibilidade do Surdo aprender através da língua de sinais ou língua oral. Girolamo Cardamo Declara que os Surdos podiam e deviam receber instrução. Seu primeiro filho era Surdo.





Pedro Ponce de Léon (1520 – 1584)






Primeiro professor de surdos da história (filhos de nobres) Monge beneditino (Espanha) Ensinava o surdo a falar para que pudesse ser reconhecido em seus direitos legais



Juan Pablo de Bonet (1579 – 1629)





Filólogo e soldado do rei Usava técnicas de León, pois trabalhou com surdos da família Velasco, na qual outros componentes já haviam sido alunos de Léon. Escreveu sua técnica em um livro em 1620: a fala era ensinada através da manipulação dos O.F.A. e o alfabeto digital era usado para ensinar a ler.




Jacob Rodrigues Pereire (1715 – 1780)








Tinha fluência na Língua de Sinais, mas defendia a oralização dos surdos. Usava um alfabeto digital especial em que cada formato da mão designava a posição e o movimento dos O.F.A. Nos últimos anos converteu-se do judaísmo ao cristianismo e deixou de tentar transformar surdos sinalizadores em falantes.


Johann Conrad Amman Médico suiço, principal defensor do movimento oralista alemão “... a humanidade residia na possibilidade de fala do indivíduo.”



John Wallis Autor do primeiro livro em inglês sobre a educação de surdos (1698). Fundador do oralismo na Inglaterra.



Thomas Braidwood Considerava a fala a chave da razão. Fundou a primeira escola para a correção da fala na Europa. Guardava segredo do seu método, mantendo o monopólio e maior renda familiar. Percebeu que o ensino da fala era inútil e diminuiu a carga horária do ensino oral nas suas escolas.



Abade L’Epée (1712 – 1789)








L´Epée sabia que a linguagem de sinais era eficiente para a catequese e poderia ser também para a educação. Supôs que, na ausência da audição, o surdo poderia ter na escrita sua principal forma de aprendizagem. Para o ensino da escrita francesa – inventou sinais para marcar aspectos gramaticais presentes no francês – inventou os Sinais Metódicos. Para ele, através dos sinais e da escrita/leitura os surdos poderiam ter acesso não apenas à escolaridade básica, mas à literatura e outras formas de expressão cultural.



Instituto Nacional de Surdos de Paris


















Ferdinand Berthier (1803 – ?)





Foi o aluno mais brilhante do Instituto de Surdos de Paris. Foi professor neste instituto e uma figura importante na comunidade literária. Veio para os EUA em 1816, para trabalhar na educação de surdos Escreveu vários livros, entre eles a biografia de L’Epée.
“Tudo o que eu posso dizer sobre a linguagem de sinais é que, ainda hoje, poucas das pessoas que falam têm uma precisa idéia do que consistem esta linguagem e sua genialidade. Ela tem tudo o que é necessário para representar todas as idéias que povoam a mente e todos os sentimentos que provocam o coração.” (Berthier, 1849 in Lane, 1984)


Idade Contemporânea


Jean Marc Itard (1774 – 1838)



Médico e cirurgião, trabalhou no Instituto Nacional de Surdos de Paris Realizou procedimentos para erradicar a surdez: Aplicar cargas elétricas nos ouvidos, usar sanguessugas, perfurar o tímpano, colocar cateteres nos ouvidos
“A surdez é uma doença: você não a escolheria, apesar de poder se conformar com ela”


Alexander Graham Bell (Alemanha 1847 – Canadá 1922)


Se nós tivéssemos a condição mental dos surdos como objetivo principal de sua educação, sem referência à linguagem, nenhuma linguagem tem um alcance tão grande sobres suas mentes do que a linguagem de sinais (...) Mas isto não é possível, pois o principal objeto da educação dos surdos é ajustá-los para viver no mundo de pessoas ouvintes e falantes. “Nós mesmos devemos tentar esquecer que eles são surdos. Nós devemos ensiná-los a esquecer que eles são surdos” (Bell – em Lane, p. 365)



Edward Miner Gallaudet (1837 -1917)


Defendia o uso combinado da linguagem de sinais com a fala. Interessava-se, sobretudo, pelo ensino universitário de estudantes surdos. Acreditava que a oralização não tinha os mesmos resultados entre os surdos – alguns obtinham sucesso e outros não. Portanto: a oralização deveria ser mantida para os casos em que os sujeitos demonstrassem boa resposta, para os outros a educação deveria ser feita em sinais.



Saiba mais:



http://www.webartigos.com/articles/3639/1/Historico-Da-Educacao-Dos-Surdos/pagina1.html



http://www.ines.gov.br/ines_livros/31/31_PRINCIPAL.HTM


38 comentários:

  1. Relacione a História de Educação e Cultura Surda com a situação atual do surdo na nossa sociedade.

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  2. Pelo que pudemos observar no passado, o surdo sofreu muito, com: humilhação, preconceito, agressão, desrespeito, entre outros. Hoje, apesar do grande avanço que eles conquistaram, chamando atenção para as suas necessidades e mostrando as suas capacidades, ainda é pequena a atenção que eles necessitam e merecem. É preciso que a sociedade continue se conscientizando da importância desse avanço e ajude com que os surdos possam ter uma vida melhor e feliz. Márcio

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  3. Márcio
    Vc e seus colegas do curso... estão no caminho certo... aprendendo LIBRAS, conhecendo a cultura surda vocês com certeza farão a diferença na sociedade.

    Abraços

    Maria Angela

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  4. Vimos que na antiguidade os surdos sofreram demais e muitos foram assassinados. Ficamos chocados quando lemos que médicos usavam sangue-suga e perfuravam os tímpanos dos surdos. Ainda bem que hoje a história é diferente, com a inclusão social, os surdos podem ter os mesmos direitos que os ouvintes, e nós, hoje alunos e no futuro professores e interprétes também estaremos a postos para ajudá-los nesta inclusão.
    Joelma Alfredo

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  5. Antigamente o preconceito era maior contra os surdos porque ninguém tinha conhecimento sobre o assunto. Nos dias de hoje a comunicação e o esclarecimento sobre o assunto é bem maior porque existe a tecnologia que esta avançada, APAE que desenvolve um trabalho maravilhoso com o surdo.

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  6. Oi Ritinha

    Fale um pouco sobre o trabalho com surdos que a APAE de Pilar do Sul faz e está tendo muito sucesso.

    Bjs

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  7. No passado o surdo não tinha posição na sociedade, as pessoas não sabiam como trabalhar com eles.Tanto é que como se pode ver aquele médico Jean Marc Itard utilizava-se de métodos cruéis para com os surdos, alegando que era uma doença sem cura.
    Embora seja dificil achar a cura, mas atualmente os surdos estão sendo vistos com outros olhares e podem conviver com ouvintes normalmente, sendo entendidos através da linguagem de sinais.

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  8. Nossa estou impressionada com tudo que eu estou aprendendo espero que não só eu, mais todos os meus colegas que estão desenvolvendo este conhecimento faça a diferença na sociedade.
    Obrigada pelo carinho e dedicação!

    Bjus Paula =^.^=

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  9. APAE de Pilar do Sul, tem um trabalho maravilhoso que começa com os bebes, as crianças, os jovens, os adultos e depois com os pais para ajudar no desenvolvimento dos alunos dentro e fora da APAE. E os professores sempre buscando novos conhecimentos em todas ás áreas.

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  10. Querid*s

    Vocês já estão fazendo a diferença... pois foram em busca de conhecer a cultura surda e a LIBRAS.

    PARABÉNS!

    Passar o sábado de manhã com vocês está sendo MARAVILHOSO...

    Bjs :)

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  11. Antigamente eles não davam conta o quanto maravilhoso é aprender a lingua de sinais.
    Pois estou adorando.

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  12. Atualmente muitos obstaculos estão sendo vencidos pelos surdos pois eles se uniram e estão aceitando seu jeito de ser. Antigamente havia preconceito pois eles eram encarados com deficientes que não apenas ouvia mas que também tinham dificuldade de se expressar recionalmente. Hoje é diferente os surdos de sua maneira de expressar que todos podem entender

    Géssica

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  13. Este comentário foi removido pelo autor.

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  14. antigamente os surdos nem eram ouvidos, tinham mais dificuldades para serem entendidos e aceitos na sociedade, hoje em dia, alguns desses obstaculos foram vencidos,e mesmo assim ainda encontram dificuldades!!!!mas hoje eles já sabem se exprressar o que eles querem e merecem é serem entendidos em todos os lugares o que é um direito deles, e mós estmos aqui para ajuda-los!!!!!!
    bjs
    marlene

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  15. Adoro a cultuar surda e o conjunto de sinais que os englobam.Temos que agradecer a Deus pelo homem ter vencido todas essas etapas, e acredito num futuro ainda melhor para a comunidade surda.

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  16. Os surdos do passado sofreram muito porque além de terem nascido com esta deficiência tinham que sujeitar aos preconceitos da sociedade ainda bem que o tempo passou e agora eles tem mais direitos e o principal o direito de ser alguém.

    Gustavo Berger Moura 4º semestre Bac. e Licenciatura em química.

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  17. O homem temia o desconhecido e ignorando-os procurava se desfazer daquela situação de uma maneira cruel,aos poucos como vimos nos relatos alguém foi quebrando a barreira da ignorância e revelando suas experiências para conhecimento de todos. Hoje somos gratos por tal conhecimento e fazer a diferença.
    Mauro Rube 4ºBQA 2ºSemestre Licenciatura

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  18. Este comentário foi removido pelo autor.

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  19. Antigamente nascer com uma deficiência era motivo para humilhação, exclusão social e até mesmo motivo para se tirar a vida de um ser humano. O homem, com o passar do tempo, foi aceitando e reconhecendo o direito dessas pessoas junto a sociedade. Hoje uma pessoa com deficiência tem a oportunidade de trabalhar, conversar, ir a uma escola, igreja, mantendo uma vida normal.

    Cinthia Coracini 4BQA 2ºSemestre Licenciatura

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  20. Nossa estou chocada com a ignorância da nossa antiguidade, de nossos antepassados, achando q um surdo não podia viver. Ainda bem q com a idade média foi melhorando. Hj ainda falta melhora, mas hj já é outro pensamento, ainda bem.
    Estou contente por aprender libras, agora sabendo a importancia dela, e poder ajudar a melhorar o mundo para essas pessoas que dependem de sinais.
    Sandra Barros 2BQ Bac. e Licenciatura em Quimica

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  21. As pessoas surdas sofreram bastante e algumas chegaram até a perder a sua vida ao longo da história. Falta muito a ser feito para melhorar a vida dessas pessoas e libras é um dos caminhos para essa inclusão social.

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  22. Como o homem quando desconhece algo faz com que os outros sofram.
    Isso que os surdos passaram foi de uma crueldade sem tamanho, ainda bem que ao longo da história foram surgindo pessoas que mudaram essa história, e aos poucos foram inserindo as pessoas com deficiência auditiva no contexto social.
    Tatiane 4LQA

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  23. As pessoas são o que são e devemos respeitar e aceitá-las da mesma forma que gostamos quando não nos apontam só os nossos defeitos e sim ressaltam nossas qualidades.Temos uma responsabilidade e uma dívida muito grande com os deficientes auditivos, pois muitos de nós que se achavam superiores fizeram com que eles sofressem muito.

    Comentários

    Fiquei muito emocionada com a forma da Profa.Maria Angela falar sobre os surdos, pois o modo como ela nos apresentou a Libras foi muito revelador, vi claramente que ali estava uma pessoa que ama o que faz e se importa com o próximo.Com certeza surgirão entre nós muitas Maria Angela que farão a diferença.

    Abraços

    Angela Maria 4LQA

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  24. A comunidade surda sofreu demais ao longo da história. Devem ser considerados herois todos aqueles que lutaram para que essa situação revertesse. Todos nós somos iguais e não devemos ser desprezados por alguma condição ou necessidade na vida. Temos que ver oportunidades onde as pessoas veem dificuldades.

    Luiz Fernando Delgado do Nascimento
    4ºLQ

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  25. Essas informações só me mostraram o quão sofrida foi a vida dessas pessoas que nasceram ou adquiriram essa deficiência antigamente, e o quão discriminada foi. No entanto, graças a luta e a esperança dessa comunidade, eles, hoje, conseguiram conquistar um grande espaço na sociedade, porém ainda são discriminados por quem não conhece e entende essa deficiência. Portanto, nós como ouvintes devemos cada vez mais divulgar, ajudar e lutar junto com essa comunidade, fazendo a inclusão total, enfim acontecer.

    Marcela Patrícia Rodrigues dos Reis 2ºSemestre Bacharelado e Licenciatura em Química

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  26. Diante de tantas injustiças que os surdos sofreram antigamente,é inaceitável que hoje haja alguma discriminação contra eles.
    Irenice Moreira dos Santos 2º semestre bacharelado e licenciatura em Química.

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  27. Os surdos foram desprezados, mal tratados e até mesmo desumanizados. Más estão tendo o reconhecimento que merecem diante da sociedade, muitas vezes somos nós os "diferentes" e os que precisam se adaptar.

    Juliano Lenon Rodrigues - 4º LQ

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  28. Na historia vimos que o surdo foi tratado como uma aberração, um ser que teve a infelicidade de ter nascido incompleto, muitas vezes privado de viver.Por outro lado, a sociedade evoluiu e hoje o surdo, como qualquer outra deficiencia nao impede o individuo a ter uma vida plena.

    Grazieny 4º BQB

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  29. Vemos os surdos durante a historia ser mal tratado pela sociedade inclusive de pessoas q se diziam intelectuais, mas durante os seculos os surdos buscaram e buscam o seu espaço na sociedade.

    Luis Eduardo Martins Garcia 5 Semestre Historia e Geografia

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  30. A partir da leitura do texto, é importante ressaltar que não foram somente os surdos que não eram integrados na sociedade como seres humanos. Tivemos no processo histórico da Humanidade, muitos outros: outras modalidades de deficientes, negros, índios entre outros. Sem falar no gênero feminino, que embora fosse considerado ser humano não podia exercer os mesmo direitos de um homem.
    Nesse caso, nos interessa a cultura surda, e vimos que só começou a ter um movimento na tentativa de integração dos surdos na Idade Moderna. E, após isso, começou-se a brotar uma mudança na concepção do que venha a ser o ser humano portador da surdez.
    Na Idade Contemporânea, percebemos um avanço nessa questão. Hoje temos leis e instituições que proporcionam, de certa forma, respaldo a essas pessoas. Embora, ainda seja necessário muito mais mudanças para uma plena integração dos portadores de deficiencia em geral.
    Pudemos acompanhar ações de integração dos deficientes, entre eles os surdos, mas ainda há muito o que ser melhorado. como a formação dos professores, os hospitais, os locais públicos em geral precisam ser equipados para que essa população possa exercer o mesmo direito que os não portadores de deficiencias. Integrar, ou melhor, incluir é sempre um ato HUMANO.

    Priscilla Alves Barreto
    8º Semestre - História / geografia

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  31. Durante muitos anos, os indivíduos portadores de deficiências eram considerados pela sociedade como sendo aberrações da natureza.
    As perseguições, os julgamentos e até mesmo as mortes foram, na Idade Média, a forma mais eficaz de resolver estes problemas.
    As pessoas com deficiências auditivas não fugiram à regra, sendo vítimas de muitas destas perseguições, uma vez que eram vistas como pessoas diferentes e, portanto, incompreensíveis aos olhos de quem as rodeava.
    Porém, a partir do séc. XX, os portadores de deficiências passam a ser vistos como cidadãos com direitos e deveres de participação na sociedade, mas sob uma óptica assistencial e caritativa.
    Mas a partir de então, vários foram os progressos que se fizeram nesse mesmo sentido, até que nos encontramos, atualmente, perante uma mentalidade muito mais aberta, justa.

    Ana Cristina - curso: Artes - 4° semestre

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  32. Este comentário foi removido pelo autor.

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  33. Durante muito tempo as pessoas com deficiência foram excluídas da sociedade. Os surdos não possuiam direitos e eram considerados incapazes de aprender, por isso não frequentavam escolas.
    É basicamente na História Contemporânea que as coisas começam a mudar e a escola começa a receber os surdos, porém valorizando o oralismo e deixando a linguagem gestual de lado.
    Aos poucos foi percebido que a linguagem natural do surdo é através de sinais e que isso deveria ser desenvolvido e padronizado.
    Assim, através de muitas lutas os surdos estão conquistando seu espaço na sociedade, e mostrando que são capazes de ir além das expectativas e os preconceitos que foram se formando ao longo do tempo.
    Hoje já estão presentes nos diversos setores da sociedade. Existem cada vez mais surdos se formando em faculdades e chegando ao mercado profissional. Por isso, é necessário que a sociedade também esteja preparada para recebe-los.

    Elaine Neves
    História/Geografia - 7º Semestre

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  34. Conhecer a história do que estamos vivenciando com certeza é um dos meios de se melhorar a conscientização. Saber os porquês das coisas faz com que elas se tornem mais claras e compreensíveis. Com a lingua de sinais não é diferente.

    Eliete Ap. M. de Medeiros
    Artes- 6º semestre
    Veris Faculdades/ 2010

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  35. Antigamente o preconceito era maior contra os surdos e com isso eles foram excluídos da sociedade, e com isso eles não tinham direitos e eram considerados incapazes de aprender e deixavam de ir a escola, isso ocorria pelo motivo que ninguém tinha conhecimento sobre o assunto. Nos dias de hoje a comunicação e o esclarecimento sobre o assunto é bem maior porque existe a tecnologia que esta avançada, e com isso os surdos estão indo para faculdades, trabalhando no mercado profissional.

    Fátima Cristina Cipriano
    História/Geografia 8º Semestre

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  36. que trabalho lindo que a senhora faz!

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  37. Parabéns pelo seu trabalho que desenvolve ha muitos anos,tonando profissionais mais capacitados para lidar com as diferenças.

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  38. Como a vida dos surdos era triste e difícil, muito tem se desenvolvido, mas é preciso buscarmos evoluir sempre e dar espaço a essas pessoas que são tão inteligentes e capazes como os ouvintes. Hoje em dia temos as leis e os decretos que amparam esses surdos e dão espaço a eles na sociedade para que possam cursar uma escola igual para todos e viver no meio, sem ser excluídos, parabéns pelo brilhante trabalho é desta forma que muitos tem acesso as informações que é de suma importância no dia a dia das pessoas em geral

    Curso de Libras 2o.módulo

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