domingo, 9 de maio de 2010

E seu nome é JONAS


E SEU NOME É JONAS
Título Original: "...And Your Name Is Jonah"
Gênero: Drama
Lançamento: EUA/1979 - Filme produzido para TV
Direção: Richard MichaelsPersonagem
Destaque: Jonas é um garoto surdo que aprende a Língua de Sinais
Ator Destaque: Jeffrey Bravin - ator surdo
Descrição: Um casal descobre que o filho havia sido diagnosticado como deficiente mental. Eles ficam chocados ao descobrir que o diagnóstico estava errado e que seu filho é surdo. Jonas faz amizade com um colega que o ajuda a se adaptar e lidar com a vida, enfim descobre a Língua de Sinais.



COMENTE:

1) O que você achou da atitude da mãe? do pai? da diretora da 1ª escola? dos parentes? Do avô? Dos amigos?


2) Como Jonas aprendeu a Lingua de Sinais?


3) Ao aprender a Língua de Sinais o que aconteceu com Jonas, com o irmão, a mãe e a avó?


4) Qual a cena que você mais gostou?

10 comentários:

  1. A atidude inicial da mãe foi de desespero, ela só queria ajuda. O pai foi um fraco, pois não soube enfretar o problema do filho, na verdade ele não o amava de verdade. A diretora da escola estava totalmente por fora da realidade. Jonas aprendeu a Linguagem de sinais na melhor forma, vendo e treinando as palavras. A parte que eu mais gostei foi da felicidade dele e de toda a família por poder se comunicar com Jonas com a Linguagem de sinais. O filme é triste e ao mesmo tempo lindo. Joelma

    ResponderExcluir
  2. A mãe sofreu por falta de informação, o pai foi covarde, enquanto a escola estava estabelecendo as regras da força do ouvintismo que acontecia naquela época cujas familias também relutavam contra a lingua de sinais.A alfabetização de jonas em libras aconteceu numa associação, umas das soluções que ocorreeu na época devido a proibição de divulgação dos sinais.Quando ele entra para uma nova cultura dentro da familia mostrando que a surdez não é uma falta de inteligencia, ou uma doença psiquica.

    ResponderExcluir
  3. 1) A atitude da mão foi digna de aplausos, afinal de contas, só que carrega uma criança durante nove meses no ventre, pode saber o tamanho do amor que temos por nossos filhos. Não esperava uma outra atitude dela, que não fosse essa, lutar para entender e permitir que o filho fosse entendido por todos. A do pai, digamos que era de se esperar, afinal de contas, ele nem conhecia o próprio filho. A atitude do avó foi surpreendente, pois ele era o único qe tratava o menino normalmente, já os demais mebros da família, o tratavam com pena e indiferença, o que é justificável, já que eles não mantinham contato diário com o menino e eram leigos no assunto. Da diretora foi ridículo, mas ela seguia as regras da instituição, então, não tem como culpá-la.

    2)Ele aprendeu libras, a partir do momento que começou a entender o que estavam ensinando a ele. Aprendeu observando tudo o que lhe era apresentado.

    3)Após aprender LIBRAS, todos passaram a se entender e a entendê-lo. Assim, constituíram novamente os elos familiares.

    4)A cena que ele entende que estava aprendendo uma maneira de se comunicar e ser entendido. (A cena do cachorro quente).

    ResponderExcluir
  4. 1) É a atitude que qualquer mãe teria, de querer se comunicar com o filho;
    A atitude do pai foi horrível, afinal como pode deixar a família em um momento em que eles precisavam dele?
    A diretora como no outro filme, fez o que lhe era imposto na época, mas não a melhor opção.
    Os parentes o excluíram de tudo, ficavam assustados com Jonah.
    O avô era muito amigo de Jonah, eles passavam muito tempo juntos, ele não o discriminava como os outros familiares.
    2) Ele aprendeu observando e copiando os sinais.
    3) Ficaram muito felizes, e procuraram aprender também, pois assim eles conseguiam expressar o que queriam dizer.
    4) É a cena em que o Jonah entrega para sua avó a casca da tartaruga morta que encontrou no parque e mostra a ela o sinal pra morte, é muito emocionante, mostra que agora ele entendeu que seu avô tinha morrido.

    Cinthia Guilger Portes

    ResponderExcluir
  5. A mãe não aguentava não conseguir se comunicar com o filho e foi buscar maneias de entendê-lo. O pai não soube enfrentar a situação e saiu de casa. A diretora fez o q os métodos da escola permitiam. Os parentes o viam como um estranho, no inicio o acolheram mas depois de perceber que ele não os compreendia acabaram ignorando-o. o avô foi o unico que deu atenção desde o começ. sua mãe procurou conhecer libras depois de ver uma família de surdos conviver super bem, eles a levaram pra conhecer um clube de surdos e através desse grupo jonah iniciou sua aprendizagem de libras. com exemplos visuais e o sinais correspondentes Jonah, seu irmão e sua mãe aprenderam libras. Foi emocionante qdo ele entrou na escola e se apresentou aos colegas dizendo seu nome.

    ResponderExcluir
  6. 1) O que você achou da atitude da mãe? do pai? da diretora da 1ª escola? dos parentes? Do avô? Dos amigos?

    Mãe mostrou o que é ser uma verdadeira mãe buscando o melhor para o seu filho, já o pai e diretora não tinha conhecimento do que o menino precisava realmente para ser uma criança normal.
    O avô era uma grande amigo pra ele e tratava ele normal e até brincava, os amigos também tinha preconceitos com ele.

    2) Como Jonas aprendeu a Lingua de Sinais?

    Quando ele percebeu que precisava dos sinais pra se comunicar e observando as pessoas.

    3) Ao aprender a Língua de Sinais o que aconteceu com Jonas, com o irmão, a mãe e a avó?

    Passou á ser uma criança feliz porque sabia se comunicar com os outros através dos sinais e família também sabia se comunicar com ele.

    4)Qual a cena que você mais gostou?

    Quando ele aprendeu os sinais no parque e o irmão junto aprendendo á se comunicar através dos sianis, onde o irmão e a mãe dando o maior apoio para ele aprender os sinais.

    ResponderExcluir
  7. Mais uma vez vemos o desespero de uma mãe que não consegue se comunicar com seu próprio filho e que tenta de tudo até achar o melhor “método” para essa comunicação. Já o pai foi fraco, covarde em não enfrentar a situação junto com sua esposa a ponto até de abandoná-la. A diretora da escola fez como qualquer outra daquela época, proibiu qualquer tipo de comunicação por sinais.
    E, num primeiro momento onde não compreendiam Jonah, seus parentes e amigos, com exceção ao avô (único que tentava de alguma forma a comunicação) achavam até que ele tinha problemas psiquiátricos e ignoravam.
    Ainda bem que a mãe encontrou a língua de Sinais e através do próprio cotidiano do Jonah, observando “as coisas” e associando com os sinais ele aprendeu. A partir daí a comunicação com sua mãe, irmão e avó começa a fluir, pois eles também procuraram aprender os sinais.
    O filme é lindo!!! E a parte que eu mais gostei foi quando Jonah achou a casca da tartaruga e entende o que é morte, consequentemente entende que aconteceu com seu avô.

    ResponderExcluir
  8. 1) O que você achou da atitude da mãe? do pai? da diretora da 1ª escola? dos parentes? Do avô? Dos amigos?
    Eu achei que no começo a mãe estava confusa , pois as informações que ela tinha sobre surdez era escassa, mas ao perceber que libras era a melhor maneira de comunicação com surdos , enfrentou tudo e todos,para que seu filho aprendesse a língua de sinais, agiu corretamente com amor e paciência.
    O pai, não conseguiu aceitar a deficiência do filho, por ter pouco conhecimento sobre a surdez, tal ignorância, causou uma confusão mental muito grande no pai , o que não agüentou ver as dificuldades do filho , e a descriminação da comunidade , e abandonou a família. A diretora, insistia em trabalhar a fala nas crianças surdas pois acreditava que este era o melhor método, porem não se pode ignorar o sentimento e entendimento do surdo que para ele a fala dificilmente forma sentido, o aparelho de surdez incomoda, e para o surdo é muito mais fácil se comunicar por sinais. Os parentes não entendiam direito as dificuldades do menino, no inicio demonstraram um pouco de preconceito, mas depois se acostumaram com a surdez. O avô sempre interagia com o menino, com alegria, brincadeiras, palhaçadas, fazendo com que o menino se sentisse feliz, pois a alegria do avô era contagiante, e os amigos e a comunidade eram totalmente preconceituosos, por ignorância achavam que o menino era retardado, e excluíam o menino de toda maneira, achavam que o menino não deveria sair de casa, diziam palavras ofensivas e preconceituosas a respeito do menino.
    2) Como Jonas aprendeu a Língua de Sinais?
    De certa forma Jonas já tentava se comunicar por sinais, para falar com sua mãe mas ela não conseguia entender, porem um certo dia ao obserrar uma família de surdos se comunicavas por sinais, a mãe de jonas percebeu que a língua de sinai parecia fácil para eles, e qu eles conseguiam se comunicar com facilidade, e ao conhecer alguns surdos contou sobre seu filho, e eles se ofereceram para ensinar o menino alguns sinais.
    3) Ao aprender a Língua de Sinais o que aconteceu com Jonas, com o irmão, a mãe e a avó?
    Ao aprender a Lingua de sinais, Jonas ficou muito feliz pois começou a se comunicar com as pessoas, inclusive com sua mãe que também aprendeu a língua de sinais, logo depois entrou em uma escola onde todos se comunicavam por sinais, Jonas entao começou a interagir com outras pessoas.
    O irmão e a avó, ainda que com um pouco de dificuldade, conseguiam conversar com jonas, o que era impossível antes, a avó de Jonas pela primeira vez disse ao menino que o amava, de forma a qual ele entendesse.
    4) Qual a cena que você mais gostou?
    A cena em que Jonas aprendeu como era o sinal de cachorro quente, pois nessa hora ele começou a entender que podia se comunicar, expressando seus sentimentos e suas vontades através da língua de sinais.
    Evelin

    ResponderExcluir
  9. A atitude da mãe no começo foi de desespero ao se deparar com uma situação dificil, de não encontrar apoio e n. saber lidar com uma criança surda, mas vista com retardo mental. O pai preferiu fugir do problema ao invés de tentar encontrar a solução. A diretora fazia o que aprendeu e achava ser o melhor, pois não era ela a mãe que estava passando por aquilo, pois é fácil julgar quando não passamos pela situação.Nos amigos o preconceito, no avô um amigo leal e amoroso mesmo diante de suas limitações.
    Jonas aprendeu os sinais depois que a mãe procurou ajuda, e depois de ele ter aprendido, td ficou mais claro! Ele realmente poderia de expressar e ser entendido.A cena mais linda foi quando pela primeira vez ele deparou com crianças que tinham o mesmo problema que ele, o sorriso dele, expressava toda a alegria e felicidade; naquele momento ele se encontrou! E a sua vida começaria ali....

    ResponderExcluir
  10. Jonas surdo libras amo xande oi parabéns o Jonas surdo língua de sinais.

    ResponderExcluir