domingo, 9 de maio de 2010

SURDEZ

A surdez é um defeito invisivel.

Costuma-se não perceber a importância da audição em nossas vidas, a não ser quando começa a faltar a nós próprios.

A audição é o sentido que mais nos coloca dentro do mundo e a comunicação humana é um bem de valor inestimável.


Nosso ouvido é dividido em 3 partes: externo, médio e interno.



Ouvido externo: É formado pelo pavilhão auricular e canal auditivo com a membrana timpânica no fundo do canal.


Ouvido médio: Estão os 3 ossículos (martelo, bigorna, estribo) e a abertura da tuba auditiva.


Ouvido interno: Também chamado de labirinto, é formado pelo aparelho vestibular (equilíbrio) e cóclea (audição).


A diminuição da audição (surdez) produz uma redução na percepção de sons e dificulta a compreensão das palavras.

A dificuldade aumenta com o grau de surdez, que pode ser leve, moderada, severa e profunda.


Graus de surdez: O que se sente?


Nos casos de perda auditiva de grau leve as pessoas podem não se dar conta que ouvem menos; somente um teste de audição (audiometria) vai revelar a deficiência. Quando a perda auditiva passa a ser moderada para severa, os sons podem ficar distorcidos e na conversação as palavras se tornam abafadas e mais difíceis para entender, particularmente quando têm várias pessoas conversando em locais com ruído ambiental ou salas onde existe eco. O som da campainha e do telefone tornam-se difíceis para serem ouvidos; o deficiente auditivo pede a todo momento que falem mais alto ou que repitam as palavras.


Recém-nascidos com surdez severa e profunda não se assustam com sons altos. Crianças com problemas de audição, sem a devida assistência, têm dificuldades no desenvolvimento da linguagem. Se chegam à idade escolar sem que a surdez tenha sido diagnosticada, o aprendizado será difícil, simplesmente porque essas crianças ouvem mal o que está sendo ensinado.


Em alguns casos de surdez existem sintomas adicionais, como por exemplo, zumbido e vertigem na doença de Menière. Na infecção do ouvido médio a surdez vem acompanhada de dor e febre.


Tipos de surdez


A perda auditiva pode ser de condução quando existe um bloqueio no mecanismo de transmissão do som, desde o canal auditivo externo até o limite com o ouvido interno. Algumas causas importantes de surdez de condução:
Obstrução por acúmulo de cera ou por objetos introduzidos no canal do ouvido.
Perfuração ou outro dano causado no tímpano.
Infecção no ouvido médio.
Infecção, lesão ou fixação dos pequenos ossinhos (ossículos) dentro do ouvido médio.
A surdez de percepção ou neurossensorial (lesão de células sensoriais e nervosas) é aquela provocada por problema no mecanismo de percepção do som desde o ouvido interno (cóclea) até o cérebro. Algumas causas importantes de surdez de percepção ou neurossensorial:
Ruído intenso é causa freqüente de surdez. Intensidades de som acima de 75 decibéis podem causar perdas auditivas induzidas pelo ruído (PAIR). As lesões no ouvido interno podem ocorrer após uma exposição simples ao ruído ou após exposições prolongadas de meses ou anos. Exemplos de ruídos mais comuns causadores de perdas auditivas: máquinas industriais, armas de fogo, motocicletas, máquinas de cortar grama, música em volume alto, estouro de foguetes.
Infecções bacterianas e virais, especialmente rubéola, caxumba e meningite, podem causar surdez de percepção.
Certos medicamentos, especialmente alguns antibióticos, podem lesar as estruturas neurossensoriais causando surdez.
Infecção, lesão ou fixação dos pequenos ossinhos (ossículos) dentro do ouvido médio.
Idade. A perda auditiva gradual devido ao fator idade, denominada presbiacusia, é uma ocorrência quase habitual nos idosos. A deficiência auditiva abrange cerca de 30 por cento nas pessoas acima de 65 anos e 50 por cento acima de 75. A presbiacusia é a causa mais comum de surdez e provavelmente resulta de uma combinação de vulnerabilidade genética, doenças e/ou distúrbios metabólicos (diabete, por exemplo) e exposição a ruídos. É um processo degenerativo de células sensoriais do ouvido interno e fibras nervosas que conectam com o cérebro.
Surdez congênita.

Quando uma criança nasce surda a causa pode ser hereditária (genética) ou embrionária (intrauterina). Entre as causas intrauterinas mais freqüentes estão a rubéola, sífilis, toxoplasmose, herpes, alguns tipos de vírus e certos medicamentos usados na gestante.
Variações de pressão no líquido do ouvido interno pode ocasionar perda gradativa da audição; esta alteração é chamada doença de Menière e vem acompanhada, em sua forma clássica, de vertigem e zumbido.
Tumores benignos e malignos que atingem o ouvido interno ou a área entre o ouvido interno e o cérebro podem causar surdez, como por exemplo o neurinoma, colesteatoma, hemangioma, glomus, carcinoma.
A surdez é mista quando existe problema em ambos mecanismos.

Como o médico faz o diagnóstico?
O diagnóstico da causa da surdez é feito através da história do paciente, exame do ouvido e testes com diapasões para determinar o tipo de surdez (condução ou percepção). Exames com equipamento especial podem ser necessários para avaliar a audição, sendo a audiometria o mais importante. Quando a tontura está associada, investiga-se o labirinto e o sistema nervoso central. A ressonância magnética (RM) pode ser necessária quando há suspeita de tumor.

Como a surdez evolui?
A evolução da surdez depende da causa e da gravidade da lesão. Por exemplo, se houver uma perda auditiva devido a uma exposição a ruídos, acima do limite tolerável (75 decibéis), a audição pode retornar ao normal em 24 horas. Entretanto, se essa exposição for repetitiva, a lesão causada no ouvido interno poderá ser definitiva e a surdez, portanto, será irreversível. Em crianças com infecção no ouvido médio (otite média) vai haver acúmulo de secreção atrás do tímpano que, na maioria das vezes, é absorvida pelo organismo e a audição tende a normalizar em algumas semanas. Na presbiacusia (surdez do idoso) e na perda auditiva por medicamentos de uso contínuo, a surdez, em geral, aumenta gradativamente.

Como é o tratamento?
O tratamento da surdez depende da causa.
Se a perda auditiva for devido a um grande acúmulo de cera no canal do ouvido, o médico simplesmente fará a remoção usando o instrumental do consultório.
Nas perfurações timpânicas e nas lesões ou fixação dos ossículos (martelo, bigorna, estribo) o tratamento é cirúrgico.
Nos casos de secreção acumulada atrás do tímpano (otite secretora) por mais de 90 dias, sem melhora da audição, a cirurgia também está indicada.
Na doença de Menière o tratamento é clínico e, às vezes, cirúrgico.
Em casos de tumores, o tratamento indicado pode ser essencialmente cirúrgico, radioterápico ou radiocirúrgico.
Muitos pacientes têm indicação de aparelhos auditivos ( aparelhos de surdez), cuja função é amplificar os sons.
Para aqueles pacientes com surdez severa e profunda que não se beneficiam com esses aparelhos está indicado o uso do implante coclear. Os implantes cocleares são sistemas eletrônicos implantados cirurgicamente, que têm a função de transmitir estímulos elétricos ao cérebro através do nervo auditivo. No cérebro esses estímulos elétricos são interpretados como sons.

Como se previne?
No caso de exposição a ruídos intensos a prevenção da surdez se faz com a proteção coletiva (intervenção sobre a fonte emissora) ou proteção individual (abafadores colocados no ouvido).
A prevenção da surdez hereditária é feita através do aconselhamento genético dos pais. Cuidado médico pré-natal na gestante previne possível surdez na criança que vai nascer. Doenças como a rubéola, sífilis e toxoplasmose na gestante são exemplos de doenças que podem causar surdez e outras anomalias. Toda mulher, especialmente dos 15 aos 35 anos, deve vacinar-se contra a rubéola. A vacinação é simples e altamente eficaz. Cuidado deve haver também com remédios tóxicos ao ouvido da criança e que são administrados na gestante.
Após o nascimento a audição da criança pode ficar comprometida por certas doenças infecciosas como meningite, caxumba ou sarampo, contra as quais existe vacinação eficaz. Cuidado com alguns remédios, especialmente certos antibióticos que podem ser ototóxicos.
Com os progressos da ciência e tecnologia o diagnóstico de surdez numa criança pode ser feito desde o nascimento. Se há suspeita, a consulta médica deve ser imediata.
O tratamento na criança surda deve ser iniciado cedo, já nos primeiros meses. Quanto antes for iniciado o trabalho de habilitação na criança surda, pelos profissionais e pelos pais, maior será o aproveitamento na aquisição da linguagem.

Fonte:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?402

26 comentários:

  1. Que bom que a surdez pode ser diagnosticada na gestação, e prevenida desde cedo. Isso minimiza os riscos da criança sofrer com essa anomalia na vida adulta.

    ResponderExcluir
  2. Antes de iniciarmos o trabalho de interplete,é necessário que saibamos as causas, as dificuldades, as necessidades que os surdos possuem e principalmente conhecermos como funciona o nosso ouvido.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que tem vários exames para diagnosticar a surdez, na verdade ouvido é muito sensível, como a tecnologia está cada vez mais avançada as crianças do futuro serão mais bem cuidadas, mas tem que fazer divulgação dos exames que já existem no Brasil.

    ResponderExcluir
  4. E bota invisível nisso!!!

    É muito comum os pais acharem que a criança surda (antes de saberem do problema), é desatenta e por isso, o diagnóstico é cada vez mais retardatário.

    Hoje, existem exames que podem identificar a surdez, mas a falta de informação é muito grande.

    O filho da tia da minha prima (meio confuso, né?!), ficou surdo após ter meningite e ela só foi perceber 6 meses depois.

    Meu pai está perdendo a audição gradativamente e até agora não foi diagnosticada a causa, mas está sendo estudado.

    Bom, informação nós já temos, o importante é divulgar sempre que possível.

    Tati

    ResponderExcluir
  5. Agora que ja sabemos como e o tipo de prevenção e tratamento, ja temos a possibilidade de dar orientação quando nos depararmos com pessoas nessas condições (SURDOS).

    ResponderExcluir
  6. o quanto antes os papais ficarem sabendo da prevenção é bem melhor!!!!!!!!!!!!!!!!!! que bom que agora pode ser identificado na gestação!!!!!!!!!!!! agora é só divulgar!!!!!!!
    bjs
    marlene

    ResponderExcluir
  7. gostei de saber que atualmente, com a tecnologia pode-se disgnosticar a surdez desde cedo, para realizar o tratamento necessario o mais breve possivel, caso seja identificado alguma anomalia,embora muitos casos de surdez ocorra com o tempo pela exposição a ruidos frequentemente,infecções etc.

    ResponderExcluir
  8. É muito importante conhecer a surdez e a perda da audição para que possamos melhor diagnosticá-la e usufruirmos desta tecnologia para revertemos os casos de surdez.

    ResponderExcluir
  9. O acompanhamento e o diagnóstico na surdez ou perda de audição traz esperanças para todas as pessoas que convivem ou estão nesta situação.

    Mauro Rube 4º BQA 2ºSemestre em Licenciatua Química.

    ResponderExcluir
  10. Com o avanço da tecnologia e conhecimento de estudos sobre surdez é possível tratar e diagnosticá-la melhorando a vida de quem tem essa deficiência.

    Cinthia Coracini 4º BQA 2ºSemestre em Licenciatua Química.

    ResponderExcluir
  11. Mais importante que saber que a surdez pode afetar crianças e adultos de diversas maneiras é saber que também há tratamento para tal doença. Portanto, é necessário que a doença seja diagnosticada o mais rápido possível para que o tratamento seja mais eficaz. Esse artigo retirou dúvidas sobre muitos mitos a respeito da surdez que tinha.

    Luiz Fernando - 4ºBQA Bac. e Licenciatura em Química.

    ResponderExcluir
  12. a perda da audição, como qualquer outro sentido resulta em grandes dificuldades de interação do individuo com o ambiente, e por isso, o diagnostico precoce é imprescindivel para garantir que nossos filhos tenham as percepções externas sem qualquer dificuldade.
    Grazieny Mendes
    4ºBQB Bac. e Licenciatura em Química

    ResponderExcluir
  13. a perda da audição, como qualquer outro sentido resulta em grandes dificuldades de interação do individuo com o ambiente, e por isso, o diagnostico precoce é imprescindivel para garantir que nossos filhos tenham as percepções externas sem qualquer dificuldade.
    Grazieny Mendes
    4ºBQB Bac. e Licenciatura em Química

    ResponderExcluir
  14. è muito importante que hoje temos todas essas imformações, porque não tinha essa divulgação e atenção ao caso de surdez, que na verdade os casos são mais frequentes do que imagimos. è importante prestarmos mais atenção nas crianças e também alertarmos as pessoas q ouvem menos a se dignosticarem.
    Sandra Barros 2BQ Bac. Licenciatura em Quimica

    ResponderExcluir
  15. Muito interessante o artigo, pois esclarece muitas dúvidas referente aos problemas com surdez, tambem nos incentiva a dar maior atenção aos surdos e a orientar as gestantes sobre o que pode ocorrer ao ingerir medicamentos na gravidez, além de poder previnir o problema com os testes atuais para detectar a surdez.

    ResponderExcluir
  16. A surdez pode ser decorrente de vários fatores e em grande parte dos casos existe tratamento adequado.

    Gisele Evangelista da Silva = 4º LQ

    ResponderExcluir
  17. Ouvir é uma ferramenta importante para se inserir no convívio social, mas muitos fatores podem fazer com que uma pessoa tenha desde dificuldade até realmente não ouvir absolutamente nada. O importante é o diagnostico certo para que seja feito o tratamento mais correto.

    Tatiane Ap. da Silva 4 LQA

    ResponderExcluir
  18. O teste da orelhinha é mais uma conquista para a saúde de nossos bebês.Porém é ncessário que haja uma conscientização das futuras mamães da importancia de observar alguns cuidados para que não comprometa a saúde do futuro bebê.

    Angela Maria 4LQA

    ResponderExcluir
  19. Esse artigo é de importante relevância devido à todas as informações essenciais sobre a surdez estarem de forma clara e objetiva, fazendo-nos entender o que é surdez, como ela é diagnosticada, os tipos de surdez e os tratamentos recomendados. Lembrando que o quanto antes for diagnosticada, melhor é o desenvolvimento e o tratamento para o paciente. Com isso, esse artigo nos ensina mais um pouco sobre o que essa comunidade tão unida e descriminada pelos que não a conhecem,passaram ou passam em suas vidas, incluindo suas dificuldades de inclusão na sociedade, no entanto graças aos avanços tecnológicos de tratamento, hoje a surdez pode ser tratada de um modo bem melhor do que antigamente.

    Marcela Patrícia Rodrigues dos Reis 2ºSemestre Bacharelado e Licenciatura em Química

    ResponderExcluir
  20. A audição é o sentido que mais nos coloca dentro do mundo e a comunicação humana é um bem de valor inestimável.Essa frase nos mostra o quanto a nossa audição é importante e que devemos cuidar bem para que não venhamos a ter problemas futuros.Que bom que tem como dignosticar e tratar esse problema.
    irenice moreira dos Santos 2ºSemestre Bacharelado e Licenciatura em Química

    ResponderExcluir
  21. O teste da orelhinha é muito importante, pois atraves desse exame , os pais podem buscar o tratamento correto.

    Luis Eduardo Martins Garcia
    5ºsemestre - História e Geografia

    ResponderExcluir
  22. Importantíssimo, o direito a saúde e a saber destes direitos... Todos devem ser conscientizados!!!

    Eliete - Artes
    Veris Faculdades-
    6ºsem.

    ResponderExcluir
  23. É interessante perceber que as pequenas atitudes fazem a diferença: o cuidado dos pais, a atenção das pessoas, o atendimento médico, entre outras.
    Como é importante ter informação a respeito dos problemas auditivos e os respectivos tratamentos.
    São informações desse tipo que vão diminuir as incidências de surdez, e nos ajudar a entender as causas dessa deficiência.

    ResponderExcluir
  24. É muito importante que os pais fiquem sabendo deste cedo para começar a fazer o tratamento. esse artigo nos ensina mais um pouco sobre o que essa comunidade tão unida e descriminada pelos que não a conhecem,passaram ou passam em suas vidas, incluindo suas dificuldades de inclusão na sociedade, no entanto graças aos avanços tecnológicos de tratamento, hoje a surdez pode ser tratada de um modo bem melhor do que antigamente.

    Fátima Cristina Cipriano
    Geografia/História 8º Semestre

    ResponderExcluir
  25. boa tarde professora eu sou a ligia maranhao estou postando com o nome do meu marido eliseu,que ja sofreu de surdez que hoje escuta muito bem.

    ResponderExcluir
  26. FIQUE COM DEUS ATÉ MAIS.LIGIA MARANHAO.

    ResponderExcluir